
“Cofinanciado pela União Europeia. No entanto, os pontos de vista e as opiniões expressas são as dos autores e não refletem necessariamente a posição da União Europeia ou da Agência Nacional
para a gestão do Programa Erasmus+ Educação e Formação. Nem a União Europeia nem a autoridade que concede a subvenção podem ser tidos como responsáveis por essas opiniões".
Projeto KA122-ADU - Mobilidade de Curta Duração na Área da Educação de Adultos
Relatório do projeto da nossa Mobilidade Erasmus+
A Agência Nacional Erasmus+ Portugal aceitou a nossa candidatura ao programa KA122-ADU para projetos de mobilidade de curta duração na área da educação de adultos.
Graças ao financiamento recebido da União Europeia, cinco professores da nossa Associação tiveram a oportunidade de visitar, por cinco dias, os colegas da Dante de Sevilha.
Foi uma experiência maravilhosa, que nos permitiu ampliar conhecimentos, melhorar competências profissionais e experimentar novas metodologias de ensino.
Os momentos mais interessantes foram os de diálogo e discussão com os representantes desta realidade diferente: a Presidenta Mari Castro, a Secretária Fren de la Puente, o Tesoureiro e Gerente de Marketing Borja Luna e os professores que ali trabalham.
Conhecemos um novo ambiente e conseguimos criar conexões e sinergias que assentam as bases para futuras colaborações e, especialmente, nasceram novas relações culturais e humanas.
Agora tentaremos pôr em prática tudo o que aprendemos com esta oportunidade e temos a certeza que será uma mais-valia não só para a nossa profissão, mas também para a qualidade dos nossos programas de formação.
Programa Detalhado
Em detalhe, este foi o programa para os dias de 25 a 29 de março 2025:
Dia 1:
- Chegada
- Participaçáo no Curso Anual 0-B1 no Centro international com a Profa. Nicole Federici (16h30 - 19h00)
- Participaçãp no Curso Anual B2.1 no Centro internacional com a Profa. Nicole Federici (19h00 - 20h30)

Partimos cedo do Porto, depois de passar pelo aeroporto para recolher o carro partilhado que alugámos. A viagem não foi muito longa: cerca de seis horas. A Cristina e o Paolo revezaram-se na condução, fazendo-nos descobrir as maravilhosas paisagens portuguesas: do norte ao Algarve. Todos sabem que é o motorista quem tem direito a escolher a playlist, mas éramos um grupo muito diplomático e, enquanto escolhíamos uma música cada um e descobríamos novos géneros musicais, chegámos a Sevilha! Decidimos fazer uma viagem ecológica: hoje em dia o “verde” é um tema cada vez mais importante e o respeito pelo ambiente é fundamental se quisermos preservar os recursos da Terra. Provavelmente não foi barato como o avião, mas permitiu conhecer-nos melhor, partilhar as nossas histórias e experiências. Quando os colegas de trabalho se tornam também amigos, o trabalho aumenta definitivamente de qualidade.
Assim que chegámos a Sevilha tivemos nossas primeiras aulas. Estão organizadas de forma diferente das nossas, mas não deixam de ser muito interessantes e é sempre bom ver o entusiasmo dos alunos em aprender uma nova língua e o dos jovens professores em ensiná-la.
Devido ao cansaço, depois de várias horas de viagem e aulas, jantámos rapidamente e caímos nas camas do nosso apartamento: um espaço tranquilo, com vista para uma bela pracinha, a 5 minutos a pé do centro da cidade.
Dia 2:
- Pequeno almoço de boas-vindas na nova sede da Dante de Sevilha (10h30)
- Participação no curso Anual Básico no Centro international com a Profa. Mari Castro (13h00 - 14h00)
- Participação no Curso Intensivo 0-B1 na nova sede com o Prof. Matteo (16h00 - 19h00)
- Grupo de leitura: “Il giorno della civetta” com a Profa. Miriam Spinelli na Casa del Libro (19h30 - 21h30)

Acordámos cedo para chegar à nova sede da Dante de Sevilha onde Mari Castro, Presidenta da Associação, ofereceu-nos um pequeno-almoço típico andaluz! Aqui encontrámos também os amigos da Dante de Siracusa e, por fim, conhecemos pessoalmente dois sócios da Dante di Siracusa: Sebastiano Rizza e sua esposa Paolina Ruscica que, com seus preciosos conselhos, nos ajudaram com os documentos e a burocracia do projeto! Tivemos um agradável almoço de trabalho para trocar ideias e opiniões, não só em matéria de ensino, mas também sobre futuras colaborações que esperamos que possam concretizar-se! Na aula com a Mari apresentámo-nos e utilizámos um PPT para apresentar as cidades de onde viemos aos alunos dos níveis A1 e A2 do seu curso. Todos gostaram muito e descobriram lugares da Itália que não conheciam. Depois de um almoço com excelentes tapas, fomos para a aula com Matteo, um professor preparado e entusiasta do seu trabalho. Por fim, fomos à Casa del Libro onde tivemos interessantes reflexões sobre o livro "Il giorno della civetta" de Sciascia com a professora Miriam Spinelli. Um dia intenso e quilómetros de caminhada fizeram com que voltássemos para a cama cedo depois de um saboroso jantar espanhol!
Dia 3:
- Participação no curso Anual 0-B1 no Centro international com o Prof. Matteo Cangero (16h30 - 19h00)
- Concerto na Catedral (20h00 - 22h00)

Manhã livre que aproveitámos para visitar a cidade. Os dias ensolarados tornaram tudo ainda mais intrigante! Depois de assistir a uma outra aula de Matteo, fomos à catedral ver um concerto. Fren de la Puente, secretária da Dante de Sevilha, esteve presente no coro. Duas horas de música dirigida por Francisco José Cintado e interpretada pela orquestra Stabat Mater: emocionante!
Dia 4:
- Visita guiada pela cidade 10h30
- Participação no curso Intensivo A1 na nova sede com o Prof. Matteo Cangero e a Profa Simona (16h30 - 18h30)

Nos encontramos com nosso guia José Carrión para uma visita guiada pela cidade. Nunca esperávamos descobrir cantos escondidos tão fascinantes. Muitas pracetas com cheiro a laranjeiras e sabor mourisco: indescritível!
À tarde assistimos a uma última aula e, tendo a noite livre, aproveitámos ao máximo o nosso último jantar na cidade e portanto... paella para todos!
Dia 5:
- Visita guiada a San Luis de los Franceses 10h00
- Regresso

Encontramo-nos com Fren em frente ao Conjunto Monumental de San Luis de los Franceses: com uma paixão e simpatia avassaladoras, ele nos mostrou esta igreja, hoje desconsagrada, mas destino de muitos turistas. Aproveitámos a proximidade para ir também à Basílica da Macarena: muito sugestiva, vale a visita.
Depois de quilómetros e quilómetros a pé voltámos ao carro e partimos para o Porto: conversando sobre a experiência maravilhosa que tivemos, planos para o regresso e algumas paragens para beber café!
Reportagem da viagem!

Fantastica esperienza a Siviglia



Fantastica esperienza a Siviglia
Acredito que traremos connosco uma bagagem de emoções que nos levará a tentar repetir esta experiência enriquecedora e um entusiasmo que se traduzirá nas nossas aulas e na paixão pelo nosso trabalho!
Se quiseres ver as fotografias da nossa viagem podes encontrá-las também no Facebook e no Instagram!